terça-feira, 17 de maio de 2011

As escamas de Eustáquio e as garras do Leão

Quem leu A Viagem do Peregrino da Alvorada, da série As Crônicas de Nárnia de CS Lewis, ou pelo menos viu o filme, conheceu um dos personagens mais fantásticos de Lewis, Eustáquio. Fantástico porque a princípio ele é um garoto extremamente chato, que dá nos nervos.

No decorrer da história, muitas coisas acontecem que fazem as pessoas a sua volta o odiarem mais ainda, um garoto irritante, desrespeitoso, cheio de si, egoísta e mal educado. Chegamos a nos perguntar, às vezes, por que Aslam traria um garoto como Eustáquio para Nárnia. O que ele poderia acrescentar de bom naquele mundo.

Muitas vezes temos esse mesmo tipo de pensamento com pessoas que conhecemos. Como uma pessoa com tantos defeitos pode dar alguma contribuição boa, ou pensamos até que alguém assim não tem solução. Lavamos nossas mãos e só queremos a distância muitas vezes. Isso demonstra como nós duvidamos do poder da transformação que há em Cristo. A transformação do caráter é umas das marcas na vida de alguém que é alcançado pela Graça redentora, e ela é tão eficaz que pode mudar, ou pelo menos fazer perceber, os defeitos imediatamente. Ou pode ser um processo que requer muita luta e perseverança.

Eustáquio foi restaurado por Aslam de maneira sobrenatural, pois só assim poderia haver solução, fazendo com que ele percebesse e entendesse o quanto estava vivendo erradamente. É somente de forma sobrenatural que Deus pode fazer com que nossos olhos sejam abertos para nossos próprios pecados, e muitas vezes Deus faz isso através de métodos dolorosos, assim como com Eustáquio que entendeu que a dor que sentiu ao ter retiradas as escamas de Dragão no qual havia se transformado eram necessárias para trazer paz e alegria de volta em sua vida.
“É como quem tira um espinho de um lugar dolorido. Dói pra valer, mas é bom ver o espinho sair.” Eustáquio
Aslam tinha um propósito em trazer Eustáquio para Nárnia. Mudá-lo e usá-lo posteriormente em missões e aventuras grandiosas. Quem diria que ele um dia seria importante pra Nárnia. A mais perdida e depravada alma pode ser restaurada pelas gotas do sangue santo de Cristo, assim como a de Eustáquio foi pelas garras do Leão.



Tato Paquer
Sec. de Espiritualidade

Nenhum comentário: