quarta-feira, 1 de junho de 2011

A procura de Fran pela verdade (excertos)

Em 1951, a família Schaeffer se mudou para uma casa chamada Chalet Bijou, muito acima dos campos que ficavam ao lado da aldeia de Champéry (na Suíça). (...)
O sótão do Chalet Bijou, ainda cheio de feno guardado pelos camponeses que cuidavam da fazenda, formou o cenário de um dos "eventos" centrais da vida de Fran. (...) Antes de nossa saída da casa anterior (Chalet des Frenes) ele havia me dito, "Edith, eu me sinto transtornado pela falta de realidade, por não enxergar os resultados que a Bíblia nos fala que devem ser visíveis no povo de Deus.  Não estou satisfeito comigo mesmo. Parece-me que a única coisa honesta que eu posso fazer é repensar, reexaminar todo o Cristianismo. Será que é verdadeiro mesmo? Eu tenho que voltar ao meu agnosticismo e começar do início". Choveu muito depois da nossa mudança e o sótão se tornou o refúgio de Fran. Ele andava de um lado para o outro, tanto dentro quanto fora, pois havia uma varanda ao lado, correndo a extensão da casa, debaixo dos beirais do telhado.
No livro O Peregrino, João Bunyan fala do "Pântano do Desânimo" e do "Castelo da Dúvida". Fran passou por estes lugares. Por quanto tempo? É impossível analisar os conflitos internos de outra pessoa à procura de honestidade, sinceridade e certeza.
(...)
Fran chegou ao fim deste período com a firme convicção de que Deus realmente existe, que a Bíblia é a verdade, que a palavra "verdade" se aplica a todo o âmbito da vida e que a vida cristã pode fluir em todas as áreas da criatividade como também no dia-a-dia. Vou citar o que Fran mesmo disse, "Quando continuei, eu vi uma outra coisa que causou uma profunda impressão na minha vida. Eu pesquisei aquilo que a Bíblia falava sobre a realidade para o cristão. Aos poucos fui vendo que o problema era que, mesmo com todo o ensino que eu havia recebido como cristão, eu havia ouvido falar pouco sobre o que o trabalho total de Jesus deve significar para as nossas vidas no presente". Ele começou a "sentir" canções de louvor e até cantar lá no seu sótão! (...)

Fonte: SCHAEFFER, Edith. Celebração do matrimônio. São Paulo: Cultura Cristã, 2000. p. 63-66.
Créditos: http://pbfcbetania.blogspot.com/2010/07/procura-de-fran-pela-verdade-excertos.html

Nenhum comentário: