sexta-feira, 24 de junho de 2011

O desconhecimento de Cristo como Senhor e a banalização da vida

Alguns episódios que ocorrem no mundo são peculiares na demonstração de que a vida humana tem se reduzido, na interpretação de gente, de pessoas,  que não conseguem perceber os outros e nem a si mesmos como imagem e semelhança de Deus, a algo banal e sem sentido. Isso acontece por causa de um problema sério de entendimento, ou melhor, de conhecimento de Deus e de si mesmo. Quando faço este tipo de afirmação, só estou querendo reafirmar o que dizem às Escrituras sobre esse assunto em Rm1:28 “E, por haverem desprezado o conhecimento de Deus, o próprio Deus os entregou a uma disposição mental reprovável...”  

Observem que nunca podemos esperar que gente que não conhece a Deus na revelação de Cristo, tão claramente presente nas páginas das Escrituras Sagradas, consigam saber qual o seu lugar no mundo e qual o valor que há na vida humana. Na última quinta-feira dia 7-4-2011, vimos uma tragédia sem precedentes acontecer na história da sociedade carioca, uma sociedade já marcada por tantas contradições e desafios, e que agora carregará para sempre mais esse sentimento de desolação, tristeza, medo e insegurança, motivada por um homem jovem, de apenas 24 anos de idade que invadiu a escola Tasso da Silveira na região Oeste do Rio de Janeiro, no bairro do Realengo, e matou 11 crianças.


Este homem se chamava Wellington Meneses de Oliveira e de acordo com algumas informações obtidas de seus familiares, ele estava unido ao fanatismo religioso Islã e também era portado do vírus da AIDS, casos que podem explicar o fato de ele ter matado a maioria meninas. A história choca a todos nós. Como pais, sabemos, que não existe lugar seguro nem para nós e nem para nossos filhos. A segurança é algo absolutamente burlável e seja o lugar em que estejamos, é sempre possível sermos alvos deste ou de outro tipo de violência. Não podemos e nem devemos parar nessa paranóia de que estamos vulneráveis, pois se fizermos isso, paramos de viver, ou viveremos cheios de manias e de expectativas. Devemos mesmo depender e confiar que o lugar mais seguro, é andarmos e vivermos na presença de Deus.


Enfim, nesta mesma semana vi também a reportagem que falou sobre um senhor de 82 anos conhecido na zona norte de São Paulo como um serial killer, um matador em série. Isso mesmo, um senhor de 82 anos, que mais recentemente matou o próprio filho, mas que já havia matado a esposa e o namorado dela sendo que, outros 4 casos de homicídio serão investigados naquela região, com a probabilidade de serem praticados por ele. Seja jovem seja idoso, sempre que faltar o conhecimento de Deus aos homens, eles serão potencialmente mais capazes de cometerem crimes contra a vida do que aqueles que amam e conhecem a Deus por meio de Cristo. Minha afirmação está patente nas escrituras em Rm1.29 é uma continuação de 1:28, e diz assim: “... tendo desprezado o conhecimento de Deus, tornaram-se os homens cheios de toda a injustiça, avareza e maldade; possuídos de homicídio, contenda, dolo e malignidade...”

Eu quero que você continue lendo o restante desses versos para que a idéia que desejo comunicar nessas poucas linhas fique clara em sua mente. A idéia é que, quando desconhecemos o valor da vida, sua origem, e propósito como vinda da parte de Deus, nunca poderemos respeitá-la o mínimo possível, se o próprio Deus por sua graça, não agir por meio do seu Santo Espírito no refreiamento deste e de outros pecados em nosso coração. O ódio aberto contra o Criador e seu Filho é que torna os homens bestiais e insensíveis contra seu próximo. Foi assim com Caim, e será sempre assim com os homens que não conhecem a palavra do Senhor.


Portanto, nós cristãos precisamos agir diferentemente, cuidando de tratar o próximo com respeito, honras e afeição. Sem inveja, sem malícia, ao contrário, entendendo primeiramente que ser gente é ser alguém importante para Deus por ser sua imagem e semelhança, sabendo que quando respeitamos e amamos a nosso Deus, devemos externar isso, em relação ao nosso próximo. Francis Schaeffer em seu livro: Não há gente sem importância, ressalta que a importância do ser, está em ele ser imagem de seu Criador. Filhos respeitem seus pais, pais respeitem seus filhos, marido ame sua esposa, esposa respeite e ame seu marido, irmãos cristãos, cumpram o que diz à Escritura, amem o Senhor de todo o coração e o próximo como a si mesmo e, desta forma, valorizem a vida inclusive tendo piedade daqueles que sofrem e aproveitando para orar ainda que sem conhecer, pelas famílias daquelas crianças e pelas outras que estão em estado grave como conseqüência de atos absurdos e malignos de gente que não pode valorizar gente, por não conhecer da onde a gente vem. Você irmão sabe, portanto, sejam sempre servos uns dos outros. Você cristão, valorize a vida, investindo em seus relacionamentos conjugais, tratando uns aos outros com amor e valorizando seus familiares e irmãos em Cristo e também, todos os homens por serem imagem e semelhança de seu Criador. A vida tem valor conhecemos o autor Dela.

Rev. Nelson G. A. Júnior

Nenhum comentário: