quarta-feira, 27 de abril de 2011

Goela abaixo


Vocês acham essa imagem repugnante, nojenta? Tudo bem, eu também acho.
Mas irmãos, essa imagem retrata bem o que eu sinto quando vejo, principalmente na televisão, pessoas e empresas nos empurrando goela abaixo conceitos podres disfarçados geralmente com bom humor ou com emoção.
A última que campanha que vi e que me causou esse tipo de sentimento (além de ter ficado muito, mas muito sem graça mesmo), é a campanha da maior marca de produtos de limpeza do país, conhecida principalmente pela sua palha de aço, na qual estrelaram Mônica Iozzi, Marisa Orth e Dani Calabresa. Estas, por sua vez, encarnaram personagens que ridicularizam o papel do homem (ser do sexo masculino) na sociedade e na família, dizendo que enquanto a palha de aço tem mil e uma utilidades, "o meu/seu marido (trouxa) tem apenas duas ou três", como matar barata, trocar a lâmpada e abrir o vidro de maionese, sendo que esta última utilidade, ela/mulher/mãe pode perfeitamente pedir para o vizinho, o Ricardão, que é tão forte e bonito.
Percebem a sutil influência que esse tipo de mensagem nos traz? Percebem o que estão tentando nos empurrar?
Você pode até me dizer que essas empresas e pessoas podem não ter muita consciência do tipo de mensagem que estão transmitindo, e que isso não significa que elas tenham um pacto com o cramunhão. Ok, concordo. Mas aí está o grande trunfo do tinhoso: fazer com que o mundo esqueça de que ele existe, e que os princípios contrários aos que o Pai nos ensina não tem nada a ver com ele.

É aí que eu me lembro daquela velha pergunta:
"A tv influencia a sociedade ou a tv mostra a realidade da sociedade?"
Eu, particularmente, acho que as duas coisas. Quanto mais o tempo passa, as coisas que antes eram inadmissíveis, hoje são totalmente toleráveis e aceitáveis pela maioria. E quanto a mais a gente convive com o feio, mais bonito o feio se torna.

"Olhai, vigiai e orai..." (Marcos 13:33). Mais do que nunca!

3 comentários:

Renato Paquer disse...

De sutileza em sutileza nossa casa fica cheia de sujeira.

Thais Cristina Lopes disse...

E o que dizer das novelas? As histórias são guiadas pela imposição dos conceitos... sempre existe o homossexual sendo humilhado e discriminado e o discriminador, que na maioria das vezes não é a pessoa que ofende ou violenta o homossexual: na maioria das vezes é a pessoa que se posiciona, que expõe sua opinião contrária à prática homossexual. E o que dizer do sexo fora do casamento? E das traições? É revoltante assistir à televisão.

Pedro Paquer disse...

Televisão: entretenimento barato que destrói. Sempre penso que terei que ser muito cuidadoso com o conteúdo que meus filhos verão na televisão, mas também tenho que tomar conta daquilo que eu vejo.
Certa vez fiz um jejum de tv. Durante um mês a tv ficou fora da tomada. Vocês não imaginam quanto tempo eu tive pra fazer outras coisas mais interessantes.

O duro foi ficar sem ver o futebolzinho semanal. rsrs