terça-feira, 19 de abril de 2011

Criados a imagem de Deus

Genesis 1:27 – “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”


O homem e a criação
Os livros de ciência ensinam que o homem é um animal racional. Um animal como qualquer outro que existe na Terra diferenciado apenas pela capacidade de pensar de forma mais estruturada e lógica. Mas o homem que as Escrituras descreve, desde o ínicio dos tempos é visto de forma diferente das demais criaturas.
Gn 1:25 – “E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Gn 1:28 – “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Vemos [no versículo 27 do primeiro capítulo de Genesis] que realmente somos criaturas e que poderíamos ser considerados animais criados da mesma forma como os outros se focássemos apenas na palavra “criou”. Mas [no versículo 25] ao criar os animais, Deus fez cada um “conforme a sua espécie” e, diferentemente, ao criar o homem [no versículo 26 e 27] Deus o faz “à sua imagem, conforme sua semelhança”. Também [no versículo 28] é enfatizada a superioridade do homem sobre a criação, reforçando a idéia de que o ser humano é o ponto maior da criação. Deus tem no homem a sua maior obra e, de forma humanizada, retratou nele sua gloria fazendo uma espécie de representantes dele na terra.
À imagem e semelhança de Deus
A palavra imagem, do hebraico tselem, significa “esculpir”. E a palavra semelhança, demuth, “ser igual”. Apesar de significados diferentes podemos entender que as duas palavras juntas nos dão a idéia de que “o homem é uma representação de Deus que é igual a Deus em certos aspectos” (Hoekema, cap.3);
Em que o homem é igual a Deus? Podemos inferir da narrativa da criação:
O domínio do homem sobre a criação. No exercício desse domínio o homem é igual a Deus, sendo que Deus tem o domínio supremo sobre toda a Terra;
O homem é um ser relacional. Não foi criado para ser solitário [Gn.1:27], assim como Deus também não é. Deus se relaciona com a as pessoas da Trindade;
Seres responsáveis. Assim como Deus é capaz de governar e tomar decisões o homem também é, e é responsável quanto as suas decisões diante de Deus;
O homem criado foi dotado de conhecimento, justiça e santidade, perdidas devido ao pecado;
O homem tem uma natureza racional e moral. Possui intelecto, sentimentos e liberdade moral. Foi corrompida, mas não perdida devido ao pecado;
A imagem manchada
Continuamos com nossas faculdades decorrentes da imagem de Deus em nós, mas elas não mais estão em sua plenitude como quando fomos criados, pois o pecado limita a sua capacidade. Somos refreados pelo pecado em nossas intenções e também em nossa intensidade de pensar e agir. Mas apesar de ofuscada, a imagem de Deus ainda esta presente em nós. E é através da Redenção em Cristo que ela será restaurada em nós. O propósito da Redenção é que tanto no conhecimento como nos outros aspectos da nossa vida voltemos a refletir a imagem perfeita do Criador;
Cl 3:10-11 – “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou
Os frutos da imagem
Gn 2:15 – “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.”
Gn 2:19 – “Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome”
Quando Deus coloca Adão no jardim [Gn 2], lhe dá a incumbência de cultivá-lo (v.15), e isso exige habilidade, e de dar nomes aos animais (v.19), e isso exige criatividade. Vemos que Deus dá a liberdade e, podemos dizer, a obrigação do homem de usar daquilo que a imagem dEle produz no homem. Portanto, tudo o que nós fazemos e produzimos, de certa forma reflete a imagem de Deus em nós. Pois quando utilizamos nossa inteligência, nossa criatividade, nossas capacidades e talentos, só o fazemos porque Deus nos esculpiu como Ele em alguns aspectos.
Temos que dar importância aos frutos que produzimos, procurando fazer sempre o melhor no nosso trabalho, nos estudos, na igreja e em toda a nossa vida, sabendo que tudo isso vem dá expressão da glória de Deus presente em nós.

Estudo do "Agora quando? Agora onde?" do dia 16/04/2011 por Renato Paquer

Nenhum comentário: