quinta-feira, 28 de abril de 2011

Cartas de C. S. Lewis para Sheldon Vanauken

Pra quem gosta ou quer começar a conhecer Lewis, este é um bom começo.

Cartas para Sheldon Vanauken é o resultado de um projeto da Sociedade C. S. Lewis, que vai trazer materiais de C. S. Lewis e de autores ou obras relacionadas com ele, que já estão em domínio público — isto é: todas trazidas de modo legal.

As cartas que estão nesta obra, foram colocadas em domínio público pelo próprio Sheldon Vanauken, que tornou-se amigo de C. S. Lewis e publicou um livro que trata, dentre outros temas, da amizade de ambos.

Decidimos trazer esta obra primeiro por ser um registro de cartas, já que muitos leitores de nosso site sentem falta deste material no Brasil. Além de tudo, estamos oferecendo o livro gratuitamente aqui em nosso site. Baixe e divulgue nosso trabalho!

"Em suas cartas vemos um homem sábio, verdadeiro – e além de tudo – humano."


Cartas Para Sheldon Vanauken


fonte: http://sociedadecslewis.com/sheldon

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Rookmaaker - Palavrantiga

Palavrantiga é uma banda de rock carioca que, como eles mesmos dizem, estão "dispostos a fugir de qualquer caminho óbvio em suas composições, instrumental ou liricamente, expressando sua fé, dúvidas e sua vontade de continuar caminhando".

A música "Rookmaaker" é uma das minhas preferidas tanto pela pegada quanto pela letra.
Hans R. Rookmaaker (1922-1977) foi um professor de história da Universidade Livre de Amsterdam e, através de suas obras, deu a grande contribuição para o desenvolvimento das questões da arte, cultura e cristianismo no século 20. Em breve falarei mais dele e de um dos seus livros que li recentemente.


Secretaria de Espiritualidade - Renato Paquer

Goela abaixo


Vocês acham essa imagem repugnante, nojenta? Tudo bem, eu também acho.
Mas irmãos, essa imagem retrata bem o que eu sinto quando vejo, principalmente na televisão, pessoas e empresas nos empurrando goela abaixo conceitos podres disfarçados geralmente com bom humor ou com emoção.
A última que campanha que vi e que me causou esse tipo de sentimento (além de ter ficado muito, mas muito sem graça mesmo), é a campanha da maior marca de produtos de limpeza do país, conhecida principalmente pela sua palha de aço, na qual estrelaram Mônica Iozzi, Marisa Orth e Dani Calabresa. Estas, por sua vez, encarnaram personagens que ridicularizam o papel do homem (ser do sexo masculino) na sociedade e na família, dizendo que enquanto a palha de aço tem mil e uma utilidades, "o meu/seu marido (trouxa) tem apenas duas ou três", como matar barata, trocar a lâmpada e abrir o vidro de maionese, sendo que esta última utilidade, ela/mulher/mãe pode perfeitamente pedir para o vizinho, o Ricardão, que é tão forte e bonito.
Percebem a sutil influência que esse tipo de mensagem nos traz? Percebem o que estão tentando nos empurrar?
Você pode até me dizer que essas empresas e pessoas podem não ter muita consciência do tipo de mensagem que estão transmitindo, e que isso não significa que elas tenham um pacto com o cramunhão. Ok, concordo. Mas aí está o grande trunfo do tinhoso: fazer com que o mundo esqueça de que ele existe, e que os princípios contrários aos que o Pai nos ensina não tem nada a ver com ele.

É aí que eu me lembro daquela velha pergunta:
"A tv influencia a sociedade ou a tv mostra a realidade da sociedade?"
Eu, particularmente, acho que as duas coisas. Quanto mais o tempo passa, as coisas que antes eram inadmissíveis, hoje são totalmente toleráveis e aceitáveis pela maioria. E quanto a mais a gente convive com o feio, mais bonito o feio se torna.

"Olhai, vigiai e orai..." (Marcos 13:33). Mais do que nunca!

terça-feira, 26 de abril de 2011

O Balão Vermelho

"O engraçado sobre a Verdade é que é verdade, você acreditando ou não!"


Sola Fide - Federação de Mocidades do PCBA - 30/04

Apenas reforçando o aviso:
Programação da Federação de Mocidades do PCBA:
SOLA FIDE
Horário: 19h30
Data: 30/04/2011
Local: Igreja Presbiteriana de Cuiabá
End.: Rua 13 de Junho, 148 - Centro 78005-250 - Cuiabá - Mato Grosso

Amigo Secreto

Olá, pessoal!
Quero apenas lembrá-los de que devido à programação da federação no próximo sábado, dia 30/04 (já já falo dela...rsrs), adiaremos a comemoração dos aniversariantes, o que será conveniente para a maioria dos jovens, pois ainda não fizeram seu cadastro no site Amigo Secreto...

Na tentativa de dinamizar um pouco nossos contatos e nossas programações, a Secretaria de Causas Locais e Sociabilidade sugeriu fazer a Comemoração dos Aniversariantes trimestralmente... porém, por conta do acúmulo de atividades, tivemos que adiar mais uma vez a comemoração do 1º trimestre...
Essa primeira comemoração será com algo diferente: Todos ganharemos presentes, aniversariantes ou não, pois faremos um amigo secreto. Para participar, basta acessar o site http://www.amigodepascoa.com.br/ se cadastrar e procurar o grupo UMP Betânia... daí é só aceitar o convite que a Silvinha mandou...se você não recebeu o convite, não se desespere, nem se debata! Basta pedir para entrar no grupo e assim que a Silvinha receber seu pedido, ela aceitará.
Se você não se cadastrou com medo do valor do presente, não se constranja! O valor ainda é discutível! Não queremos que fique pesado para ninguém, queremos que todos participem! Se preferirem, fazemos até um amigo 1,99 ou um amigo relaxado (com coisas usadas, engraçadas, só para nossa diversão).
Então, pessoal.... vamos lá! Estamos aguardando o cadastro de todos no site para a Silvinha liberar a realização do sorteio, que é feito pelo site... daí, depois todos recebem em seus emails o nome do seu amigo secreto e você pode trocar bilhetinhos anônimos com seu amigo. É muito legal!
Um beijo...e até a próxima!

domingo, 24 de abril de 2011

Relacionamentos (Segundo dia do Congresso em Barra - Sexta Feira)

E ai, moçada! Voltamos hoje do Encontro Regional de Mocidades do Centro-Oeste, e segue abaixo a reprodução da postagem do Pr. Dantas, no blog da Federação de Mocidades do PCBA. Abraços!!!



A pregação nesse segundo dia do congresso foi sobre:A necessidade de se desenvolver relacionamentos fortes, saúdaveis e permanentes.
Segue as idéias principais da exposição.

Texto: Gl. 5.22-23

Introdução:
  • Relacionamento não é conhecimento instantâneo, mas acontece no coditiano da vida.
  • Deus nos criou para o relacionamento, e ele mesmo prôve o ambiente para que as relacões aconteçam - Familia, Igreja e sociedade.
  • Alguns benificios dos Relacionamentos: Companhia e comunicação; Conceder e receber amor; proporcionar desenvolvimento humano - amizade, identidade e outros.

Contexto:

A carta ao Galatas foi escrita varias igrejas que estavam localizadas em uma região chamada galacia.
Os propositos de Paulo ao escrever a carta aos Galatas entre outros foram:
  • Reafirmar a suficiência de Cristo
  • Reafirmar o Evangelho de Cristo. (Evangelho significa noticias, boas novas da vida, obra, morte e ressurreição de Cristo).
  • Assunto principal de galatas 5 - Vida no Espiríto e nos ensina que: a) Os Relacionamentos são construidos com dedicação, determinação e perseverança. b)A verdadeira Espiritualidade é forjada no meio dos relacionamentos.
Tema: Três formas de Relacionamentos em Galatas 5.

1) Relacionamento com Deus - Amor, alegria e paz.
Somente Deus é capaz de satisfazer o nosso coração com essas 3 realidades.

2) Relacionamento com o próximo - Longaminidade, Benignidade, bondade. Somente no convivio com o nosso proximo é que conseguiremos exercer esses atributos.

3) Relacionamento consigo mesmo - Fidelidade, mansidão e dominio próprio. Somos pecadores e precisamos da graça de Cristo para dominar os nossos apetites para o pecado. Temos que lutar por uma vida de fidelidade a Deus.

Conclusão
O fruto do Espiríto é não é uma opção a aqueles que servem a Cristo e sim um ordem.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Criados a imagem de Deus

Genesis 1:27 – “E criou Deus o homem à sua imagem: à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”


O homem e a criação
Os livros de ciência ensinam que o homem é um animal racional. Um animal como qualquer outro que existe na Terra diferenciado apenas pela capacidade de pensar de forma mais estruturada e lógica. Mas o homem que as Escrituras descreve, desde o ínicio dos tempos é visto de forma diferente das demais criaturas.
Gn 1:25 – “E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; e viu Deus que era bom.
Gn 1:28 – “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra, e sujeitai-a; e dominai sobre os peixes do mar e sobre as aves dos céus, e sobre todo o animal que se move sobre a terra.
Vemos [no versículo 27 do primeiro capítulo de Genesis] que realmente somos criaturas e que poderíamos ser considerados animais criados da mesma forma como os outros se focássemos apenas na palavra “criou”. Mas [no versículo 25] ao criar os animais, Deus fez cada um “conforme a sua espécie” e, diferentemente, ao criar o homem [no versículo 26 e 27] Deus o faz “à sua imagem, conforme sua semelhança”. Também [no versículo 28] é enfatizada a superioridade do homem sobre a criação, reforçando a idéia de que o ser humano é o ponto maior da criação. Deus tem no homem a sua maior obra e, de forma humanizada, retratou nele sua gloria fazendo uma espécie de representantes dele na terra.
À imagem e semelhança de Deus
A palavra imagem, do hebraico tselem, significa “esculpir”. E a palavra semelhança, demuth, “ser igual”. Apesar de significados diferentes podemos entender que as duas palavras juntas nos dão a idéia de que “o homem é uma representação de Deus que é igual a Deus em certos aspectos” (Hoekema, cap.3);
Em que o homem é igual a Deus? Podemos inferir da narrativa da criação:
O domínio do homem sobre a criação. No exercício desse domínio o homem é igual a Deus, sendo que Deus tem o domínio supremo sobre toda a Terra;
O homem é um ser relacional. Não foi criado para ser solitário [Gn.1:27], assim como Deus também não é. Deus se relaciona com a as pessoas da Trindade;
Seres responsáveis. Assim como Deus é capaz de governar e tomar decisões o homem também é, e é responsável quanto as suas decisões diante de Deus;
O homem criado foi dotado de conhecimento, justiça e santidade, perdidas devido ao pecado;
O homem tem uma natureza racional e moral. Possui intelecto, sentimentos e liberdade moral. Foi corrompida, mas não perdida devido ao pecado;
A imagem manchada
Continuamos com nossas faculdades decorrentes da imagem de Deus em nós, mas elas não mais estão em sua plenitude como quando fomos criados, pois o pecado limita a sua capacidade. Somos refreados pelo pecado em nossas intenções e também em nossa intensidade de pensar e agir. Mas apesar de ofuscada, a imagem de Deus ainda esta presente em nós. E é através da Redenção em Cristo que ela será restaurada em nós. O propósito da Redenção é que tanto no conhecimento como nos outros aspectos da nossa vida voltemos a refletir a imagem perfeita do Criador;
Cl 3:10-11 – “Não mintais uns aos outros, pois que já vos despistes do velho homem com os seus feitos, E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou
Os frutos da imagem
Gn 2:15 – “O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.”
Gn 2:19 – “Depois que formou da terra todos os animais do campo e todas as aves do céu, o Senhor Deus os trouxe ao homem para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a cada ser vivo, esse seria o seu nome”
Quando Deus coloca Adão no jardim [Gn 2], lhe dá a incumbência de cultivá-lo (v.15), e isso exige habilidade, e de dar nomes aos animais (v.19), e isso exige criatividade. Vemos que Deus dá a liberdade e, podemos dizer, a obrigação do homem de usar daquilo que a imagem dEle produz no homem. Portanto, tudo o que nós fazemos e produzimos, de certa forma reflete a imagem de Deus em nós. Pois quando utilizamos nossa inteligência, nossa criatividade, nossas capacidades e talentos, só o fazemos porque Deus nos esculpiu como Ele em alguns aspectos.
Temos que dar importância aos frutos que produzimos, procurando fazer sempre o melhor no nosso trabalho, nos estudos, na igreja e em toda a nossa vida, sabendo que tudo isso vem dá expressão da glória de Deus presente em nós.

Estudo do "Agora quando? Agora onde?" do dia 16/04/2011 por Renato Paquer

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Projeto Memorizar: O Decálogo (Primeira Parte)


No Decálogo, conhecido também como os 10 Mandamentos, é dividido em duas partes (tábuas).

A primeira trata da do nosso relacionamento com Deus, como Ele deseja ser cultuado por nós.

Nessa primeira parte temos os quatro primeiros mandamentos:


1º Mandamento - Não terás outros deuses diante de mim [Ex. 20: 3]

2º Mandamento - Não farás para ti imagem de escultura(...) Não as adorarás, nem lhes darás culto[Ex. 20: 4-5]

3º Mandamento - Não tomarás o nome do SENHOR teu Deus em vão [Ex. 20: 7]

4º Mandamento - Lembra-te do dia do sábado, para o santificar [Ex. 20: 8]


Aguarde que logo virá a segunda parte para decorarmos. Então vá decorando a primeira parte e lembre-se de relacionar o mandamento e a tábua que ele pertence. Assim fica mais fácil!

Secretaria de Espiritualidade - Renato Paquer

sexta-feira, 15 de abril de 2011

Agora quando? Agora onde?



Opaaa, galera!


Neste sábado (16/04/11) teremos o retorno dos nossos cultos nas casas dos membros da UMP.

E o primeiro será na casa das sisters Jéssica e Thainá
Lawall.

Não deixe de ir!! Será um momento muito bom de comunhão, alegria e aprendizado!

Data: 16/04/2011
Horário: 20h (não se atrase)
Endereço: (segue o mapa abaixo)

terça-feira, 5 de abril de 2011

Projeto Memorizar: Catecismo Maior (Perguntas 1 e 2)




O Projeto MEMORIZAR é uma idéia da secretaria de espiritualidade para incentivar os jovens a conhecerem e memorizarem alguns dos nossos símbolos de Fé, versículos, e outras pontos importantes para nosso crescimento espiritual.



Catecismo Maior de Westminster

1. Qual é o fim supremo e principal do homem?

Resposta: O fim supremo e principal do homem e glorificar a Deus e gozá-lo para sempre.

Rom. 11:36; 1 Cor. 10:31; Sal. 73:24-26; João 17:22-24.


2. Donde se infere que há um Deus?

Resposta: A própria luz da natureza no espírito do homem e as obras de Deus claramente manifestam que existe um Deus; porém só a sua Palavra e o seu Espírito o revelam de um modo suficiente e eficazmente aos homens para a sua salvação.

Rom. 1:19-20; 1 Cor. 2:9-10: II Tim. 3,15-17.


Faça um esforço e memorize estas duas perguntas e respostas. Em breve teremos mais desafios!

Secretaria de Espiritualidade - Renato Paquer

segunda-feira, 4 de abril de 2011