segunda-feira, 28 de março de 2011

Sou testemunha!

Atos 1.8 retrata essa missão especial que nos foi conferida quando diz: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” Esse texto me remete a alguns aspectos que nunca devemos esquecer, e que pra mim, são essenciais para um cristianismo sadio e produtivo. O texto portanto traz um conjunto de promessa e missão que os discípulos devem cumprir.


O primeiro deles é que nos foi prometido um determinado poder. Poder esse que os apóstolos receberiam por ocasião do pentecostes conforme foi prometido por Jesus Cristo. Reunidos no cenáculo, os discípulos esperavam que o Senhor cumprisse essa promessa tão especial. Promessa que Ele enviaria o Espírito Santo para ser o seu Consolador e dar-lhes poder para serem testemunhas dEle.

Então acontece aquilo que Jesus havia prometido aos discípulos, desce sobre eles o Espírito Santo, o consolador, passando a habitar definitivamente no povo de Deus. É interessante que muitas pessoas ainda aguardam esse poder como uma segunda benção ou um revestimento especial. Ao contrário, o que as escrituras nos ensinam é que todos nós que já fomos remidos pelo sangue do Cordeiro, já recebemos esse poder especial que foi prometido por Cristo.

Após receber esse poder, Pedro então cheio do Espírito Santo passa a testemunhar tudo o que havia acontecido, desde a morte e ressurreição de Jesus, e que ele havia prometido enviar um consolador, tudo conforme já havia sido dito pelos profetas. Esse testemunho não tinha nenhum poder especial por ter sido proferido por Pedro, ele era especial pelo poder concedido a Pedro pelo Espírito Santo.

Quando Pedro terminou, o povo, convencido pelo Espírito de Deus, perguntou o que devia fazer; Pedro aconselhou que se arrependessem do seu pecado e pedissem a Deus que os salvasse. Foi quando o milagre aconteceu, e três mil pessoas aceitam a Jesus.

Veja, Pedro precisou apenas de coragem para abrir a sua boca e testemunhar aos outros o que Cristo havia feito por ele. Todo o convencimento das pessoas foi feita pela obra do Espírito Santo.

Para mim, é completamente impossível alguém que diz ser salvo não viver inteiramente voltado ao testemunho daquilo que tem de mais importante. Esse testemunho deve ser algo vivo, real e perceptível. Algo que realmente transforme vidas, que influencie e que não deixe dúvidas daquilo que somos e recebemos.

Voltando ao texto, ser testemunha não é apenas uma opção e sim uma ordem. Vejam, “Mas recebereis poder... e sereis minhas testemunhas”. Não existe uma alternativa, é claramente uma ordem de Cristo para que sejamos testemunhas. Portanto, se realmente recebemos o Espírito Santo, devemos a cada dia, viver uma vida que testemunhe tudo o que ganhamos de mais valioso do Pai, a graça de sermos chamados filhos de Deus.

Anderson Pimentel Meneguce
Presidente da Confederação Nacional de Mocidade

http://mocidadepresbiteriana.com.br/novoportal/component/content/article/41-pimentel/85-sou-testemunha.html

Nenhum comentário: