terça-feira, 29 de março de 2011

Nosso desafio!

2 Timóteo 4:1-8
"Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda."

Gosto muito desse texto do apóstolo Paulo. Na verdade, nem consigo me lembrar de um texto de Paulo que eu não goste de ler. Enfim, quero falar do texto...rsrs....
Paulo escreve essa carta fazendo diversas recomendações a Timóteo e nesse trecho ele parece descrever as dificuldades enfrentadas pelo Evangelho em nossos dias: "não suportarão a sã doutrina"; "se recusarão a dar ouvidos à verdade". Tudo é permitido, tudo é evoluído, tudo é muito civilizado e por isso, não há necessidade de limites ou imposições. A tentativa de convencer alguém a mudar de idéia pode te rotular como preconceituoso e intolerante. A idéia é a de que pode-se discordar, mas deve-se entender que nesse mundo há espaço para todo pensamento e todas as verdades...
Entretanto, a Bíblia não permite essa idéia, pois, caso contrário, seria uma biblioteca de contradições! A Bíblia toda relata uma única mensagem, revela uma única verdade, contrariando todas as demais crenças e pensamentos que possam existir (há um único Deus, o criador e sustentador do universo; o homem, criatura, está separado do Criador; o homem depende, necessita, anseia por seu Criador; o homem voltará a estar em comunhão com Deus somente por Cristo, o único caminho). A Bíblia restringe a verdade. A Bíblia trata de uma única Verdade. É por esse motivo que não podem suportar ouví-la! É por esse motivo que prefere-se dar ouvidos às fábulas!
Paulo, então, faz a recomendação de que suportemos as aflições, preguemos o Evangelho, cumpramos cabalmente o nosso ministério. Ele sabia das dificuldades, mas sabia das responsabilidades que temos, como filhos de Deus, como jovens de Deus, como testemunhas de Deus!
O tema do quadriênio é "Sou Testemunha!". A Bíblia está repleta de servos e servas de Deus, de diferentes idades, que viveram no meio de gerações pervertidas mas que mantiveram-se incontaminados do que desagrada a Deus! Mostra, ainda, que esses servos provavam sua fé no Senhor mesmo que isso custasse a própria vida! Somos testemunhas e precisamos ser padrão dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza! As pessoas ao nosso redor devem ver em nós a diferença em nossos relacionamentos com colegas de trabalho, faculdade, familiares, devem ver a diferença na nossa maneira de falar, na maneira de expressarmos no que cremose conseqüentemente, em todas as nossas atitudes. Isso é ser testemunha! Isso é guardar-se incontaminado do mundo e anunciar a Verdade do Evangelho.
O padrão a ser seguido é muito alto. As dificuldades enfrentadas para seguí-lo parecem aumentá-lo ainda mais. Porém, a recompensa é tão desejável que, pela graça do próprio Deus (isso mesmo! Além da recompensa, ainda contamos com a bênção de ser amparados, fortalecidos e animados) buscamos viver dentro desse padrão de vida com toda a alegria, amor e esperança, dados pelo nosso Deus! "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda."
Iniciamos as atividades da nossa UMP no sábado passado, com um mutirão de limpeza. É desde esses momentos que queremos fazer diferença na vida da igreja, dos nossos irmãos e das demais pessoas que conhecemos. Queremos atuar na área social - ajudando pessoas e nos confraternizando, evangelística - pregando o evangelho, efetivamente, missionária - apoiando missionários também com o nosso carinho de irmãos e com nossas orações, dentro tantas outras áreas de atuação da nossa UMP. Todos nós somos úteis no trabalho, todos nós temos com o que contribuir para o desenvolvimento do trabalho. Somos jovens, somos fortes, somos Testemunhas de Deus!
Imagina, que bênção, chegar ao final desse ano e dizer que conseguimos fazer diferença no bairro em que estamos através dos trabalhos da nossa UMP? Poderia finalizar dizendo que a maior bênção é chegar ao final da vida e poder dizer que "cheguei no ponto final, completei a corrida e guardei a fé"...mas quero contextualizar para a nossa mocidade. Meu desejo, e da diretoria, é chegar ao final do ano e poder dizer que desenvolvemos um trabalho de verdadeiras Testemunhas, que pregaram o Evangelho e fizeram a diferença na vida dos irmãos da igreja e das pessoas que ainda não conhecem a Cristo! Esse é o nosso desafio!
Com carinho,
Thais Cristina

Nenhum comentário: