quarta-feira, 30 de março de 2011

Melhores momentos do Retiro 2011

Galerinha da Bet's...

O nosso retiro foi fantástico!! Momentos muito agradáveis, divertidos e abençoados.
E pra provar isso aos que não foram, e relembrar aos que foram, segue o vídeo com os melhores momentos.

Dica de leitura: A arte e a Bíblia

Jovens da Bet's, este é o primeiro post da série "Projeto Ler e Crescer". Esse é um projeto da secretaria de espiritualidade para divulgar e estimular a leitura de bons livros.

E pra iniciar, apresentamos o livro "A Arte e a Bíblia" de Francis Schaeffer, uma das grandes cabeças do cristianismo do século passado. Com uma maneira ímpar de pensar, Schaeffer "examina o registro da utilização de várias formas artísticas e estabelece uma perspectiva cristã sobre a arte. Com clareza e vigor, ele explica por que 'o cristão é alguém cuja imaginação deve voar além das estrelas'" (Contra-capa).

"O SENHORIO DE CRISTO DEVE INCLUIR O INTERESSE PELAS ARTES."

Para Francis Schaeffer, o cristão deve usar as artes para glorificar a Deus, não simplesmente como propaganda evangelística, mas como algo belo para a glória de Deus.


Fonte: Site da Editora Ultimato e o próprio livro

Secretaria de Espiritualidade - Renato Paquer

terça-feira, 29 de março de 2011

Nosso desafio!

2 Timóteo 4:1-8
"Conjuro-te, perante Deus e Cristo Jesus, que há de julgar vivos e mortos, pela sua manifestação e pelo seu reino: prega a palavra, insta, quer seja oportuno, quer não, corrige, repreende, exorta com toda a longanimidade e doutrina. Pois haverá tempo em que não suportarão a sã doutrina; pelo contrário, cercar-se-ão de mestres segundo as suas próprias cobiças, como que sentindo coceira nos ouvidos; e se recusarão a dar ouvidos à verdade, entregando-se às fábulas. Tu, porém, sê sóbrio em todas as coisas, suporta as aflições, faze o trabalho de um evangelista, cumpre cabalmente o teu ministério. Quanto a mim, estou sendo já oferecido por libação, e o tempo da minha partida é chegado. Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé. Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda."

Gosto muito desse texto do apóstolo Paulo. Na verdade, nem consigo me lembrar de um texto de Paulo que eu não goste de ler. Enfim, quero falar do texto...rsrs....
Paulo escreve essa carta fazendo diversas recomendações a Timóteo e nesse trecho ele parece descrever as dificuldades enfrentadas pelo Evangelho em nossos dias: "não suportarão a sã doutrina"; "se recusarão a dar ouvidos à verdade". Tudo é permitido, tudo é evoluído, tudo é muito civilizado e por isso, não há necessidade de limites ou imposições. A tentativa de convencer alguém a mudar de idéia pode te rotular como preconceituoso e intolerante. A idéia é a de que pode-se discordar, mas deve-se entender que nesse mundo há espaço para todo pensamento e todas as verdades...
Entretanto, a Bíblia não permite essa idéia, pois, caso contrário, seria uma biblioteca de contradições! A Bíblia toda relata uma única mensagem, revela uma única verdade, contrariando todas as demais crenças e pensamentos que possam existir (há um único Deus, o criador e sustentador do universo; o homem, criatura, está separado do Criador; o homem depende, necessita, anseia por seu Criador; o homem voltará a estar em comunhão com Deus somente por Cristo, o único caminho). A Bíblia restringe a verdade. A Bíblia trata de uma única Verdade. É por esse motivo que não podem suportar ouví-la! É por esse motivo que prefere-se dar ouvidos às fábulas!
Paulo, então, faz a recomendação de que suportemos as aflições, preguemos o Evangelho, cumpramos cabalmente o nosso ministério. Ele sabia das dificuldades, mas sabia das responsabilidades que temos, como filhos de Deus, como jovens de Deus, como testemunhas de Deus!
O tema do quadriênio é "Sou Testemunha!". A Bíblia está repleta de servos e servas de Deus, de diferentes idades, que viveram no meio de gerações pervertidas mas que mantiveram-se incontaminados do que desagrada a Deus! Mostra, ainda, que esses servos provavam sua fé no Senhor mesmo que isso custasse a própria vida! Somos testemunhas e precisamos ser padrão dos fiéis na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza! As pessoas ao nosso redor devem ver em nós a diferença em nossos relacionamentos com colegas de trabalho, faculdade, familiares, devem ver a diferença na nossa maneira de falar, na maneira de expressarmos no que cremose conseqüentemente, em todas as nossas atitudes. Isso é ser testemunha! Isso é guardar-se incontaminado do mundo e anunciar a Verdade do Evangelho.
O padrão a ser seguido é muito alto. As dificuldades enfrentadas para seguí-lo parecem aumentá-lo ainda mais. Porém, a recompensa é tão desejável que, pela graça do próprio Deus (isso mesmo! Além da recompensa, ainda contamos com a bênção de ser amparados, fortalecidos e animados) buscamos viver dentro desse padrão de vida com toda a alegria, amor e esperança, dados pelo nosso Deus! "Já agora a coroa da justiça me está guardada, a qual o Senhor, reto juiz, me dará naquele Dia; e não somente a mim, mas também a todos quantos amam a sua vinda."
Iniciamos as atividades da nossa UMP no sábado passado, com um mutirão de limpeza. É desde esses momentos que queremos fazer diferença na vida da igreja, dos nossos irmãos e das demais pessoas que conhecemos. Queremos atuar na área social - ajudando pessoas e nos confraternizando, evangelística - pregando o evangelho, efetivamente, missionária - apoiando missionários também com o nosso carinho de irmãos e com nossas orações, dentro tantas outras áreas de atuação da nossa UMP. Todos nós somos úteis no trabalho, todos nós temos com o que contribuir para o desenvolvimento do trabalho. Somos jovens, somos fortes, somos Testemunhas de Deus!
Imagina, que bênção, chegar ao final desse ano e dizer que conseguimos fazer diferença no bairro em que estamos através dos trabalhos da nossa UMP? Poderia finalizar dizendo que a maior bênção é chegar ao final da vida e poder dizer que "cheguei no ponto final, completei a corrida e guardei a fé"...mas quero contextualizar para a nossa mocidade. Meu desejo, e da diretoria, é chegar ao final do ano e poder dizer que desenvolvemos um trabalho de verdadeiras Testemunhas, que pregaram o Evangelho e fizeram a diferença na vida dos irmãos da igreja e das pessoas que ainda não conhecem a Cristo! Esse é o nosso desafio!
Com carinho,
Thais Cristina

segunda-feira, 28 de março de 2011

Para quê Jesus Nasceu?

“Por esta razão nasci e para isto vim ao mundo: para testemunhar da verdade. Todos os que são da verdade me ouvem". (Jo 18.37)

Jesus Cristo

Talvez fosse melhor começarmos dizendo para que Jesus não nasceu:
1. Ele não nasceu para que eu tivesse o recesso de final de ano.
2. Ele não nasceu para que eu pudesse saciar minha sede por consumo.
3. Ele não nasceu para que, em uma noite, pudesse afrouxar meus freios morais e sociais.
4. Ele não nasceu para que eu pudesse reunir a família em uma refeição.
5. Ele não nasceu para que eu enfeitar minha casa com luzes e um pinheiro com bolas coloridas.
6. Ele não nasceu para eu trocar presentes no amigo secreto.

Não há nada de errado em reunir a família ou trocar presentes. O problema é quando deixamos o sentido mais importante do natal, que é o nascimento do Deus-homem, por coisas secundárias. Seria como uma criança pequena ao receber um presente caro. Ela abre o embrulho e despreza o conteúdo, ficando com a brincar com a embalagem e as fitas. São coloridas, chamam a atenção, mas não tem valor em si; o valor estava no conteúdo menosprezado. Para muitos, a comemoração do natal é assim. Perdem a oportunidade de se voltarem para Cristo se esquecendo que diante dele, tudo mais é fita e enfeite.

Jesus disse que veio a esse mundo com objetivos bem específicos. Ele teve como missão testemunhar a verdade. Em outro lugar, ele já havia asseverado: “Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vem ao Pai, a não ser por mim.” (Jo 14.6)

Imagine tudo o que está envolvido na encarnação do Filho de Deus: o nascimento virginal, os milagres que realizou, a pregação que toca o coração humano... Isso é a verdade. Seu ministério entre nós apontou a falência da natureza humana, bem como a necessidade e a possibilidade de redenção; Jesus mostrou-se como sendo o único capaz de trazer o ser humano para seu propósito criacional; restaurar aquela medida de santidade sobre a qual o Pai testificou: “viu Deus tudo quanto fez e viu que era muito bom”!

Além de saber o sentido original do Natal, Jesus nos incentiva também a um relacionamento profundo com ele. É importante ser dito isso pois são poucos os que desconhecem o fato da festa do Natal ter sua razão no nascimento de Jesus. Esse conhecimento, mesmo sendo quase universal em nossa sociedade, para nada serve. A Verdade, quando aplicada à mente, precisa mudar o coração e, conseqüentemente, os atos. Nossa vida revela o quanto conhecemos a Verdade. Por essa razão Jesus disse: “Todos os que são da verdade me ouvem". Ouvir é muito mais do que a capacidade da audição; é andar de acordo. É o mesmo sentido que uma mãe fala ao filho desobediente: “Se você tivesse ouvido a mamãe...”

Ouvir é prestar atenção e obedecer. Talvez, seja por ocasião desse Natal, que você perceba a necessidade de ter Cristo de fato por mestre e assentar-se aos seus pés, como os apóstolos faziam. É para isso que o Natal serve. É uma oportunidade de escutarmos de maneira ainda mais clara a respeito do testemunho, da prova irrefutável do amor de Deus manifesto em Jesus. Isso é a verdade. Não abra mão dela. (Pv 23.23)
Por Rev. Fernando de Almeida

http://www.ipb.org.br/portal/noticias/527-para-que-jesus-nasceu

Sou testemunha!

Atos 1.8 retrata essa missão especial que nos foi conferida quando diz: “Mas recebereis poder, ao descer sobre vós o Espírito Santo, e sereis minhas testemunhas tanto em Jerusalém como em toda Judeia e Samaria e até aos confins da terra.” Esse texto me remete a alguns aspectos que nunca devemos esquecer, e que pra mim, são essenciais para um cristianismo sadio e produtivo. O texto portanto traz um conjunto de promessa e missão que os discípulos devem cumprir.


O primeiro deles é que nos foi prometido um determinado poder. Poder esse que os apóstolos receberiam por ocasião do pentecostes conforme foi prometido por Jesus Cristo. Reunidos no cenáculo, os discípulos esperavam que o Senhor cumprisse essa promessa tão especial. Promessa que Ele enviaria o Espírito Santo para ser o seu Consolador e dar-lhes poder para serem testemunhas dEle.

Então acontece aquilo que Jesus havia prometido aos discípulos, desce sobre eles o Espírito Santo, o consolador, passando a habitar definitivamente no povo de Deus. É interessante que muitas pessoas ainda aguardam esse poder como uma segunda benção ou um revestimento especial. Ao contrário, o que as escrituras nos ensinam é que todos nós que já fomos remidos pelo sangue do Cordeiro, já recebemos esse poder especial que foi prometido por Cristo.

Após receber esse poder, Pedro então cheio do Espírito Santo passa a testemunhar tudo o que havia acontecido, desde a morte e ressurreição de Jesus, e que ele havia prometido enviar um consolador, tudo conforme já havia sido dito pelos profetas. Esse testemunho não tinha nenhum poder especial por ter sido proferido por Pedro, ele era especial pelo poder concedido a Pedro pelo Espírito Santo.

Quando Pedro terminou, o povo, convencido pelo Espírito de Deus, perguntou o que devia fazer; Pedro aconselhou que se arrependessem do seu pecado e pedissem a Deus que os salvasse. Foi quando o milagre aconteceu, e três mil pessoas aceitam a Jesus.

Veja, Pedro precisou apenas de coragem para abrir a sua boca e testemunhar aos outros o que Cristo havia feito por ele. Todo o convencimento das pessoas foi feita pela obra do Espírito Santo.

Para mim, é completamente impossível alguém que diz ser salvo não viver inteiramente voltado ao testemunho daquilo que tem de mais importante. Esse testemunho deve ser algo vivo, real e perceptível. Algo que realmente transforme vidas, que influencie e que não deixe dúvidas daquilo que somos e recebemos.

Voltando ao texto, ser testemunha não é apenas uma opção e sim uma ordem. Vejam, “Mas recebereis poder... e sereis minhas testemunhas”. Não existe uma alternativa, é claramente uma ordem de Cristo para que sejamos testemunhas. Portanto, se realmente recebemos o Espírito Santo, devemos a cada dia, viver uma vida que testemunhe tudo o que ganhamos de mais valioso do Pai, a graça de sermos chamados filhos de Deus.

Anderson Pimentel Meneguce
Presidente da Confederação Nacional de Mocidade

http://mocidadepresbiteriana.com.br/novoportal/component/content/article/41-pimentel/85-sou-testemunha.html